Diagrama de Pareto

Diagrama de Pareto
Imprimir artigo

O que é o Diagrama de Pareto?

O Princípio de Pareto foi formalizado no século XIX por Vilfredo Pareto, um economista italiano que desenvolveu métodos para estudar e descrever a distribuição desigual das riquezas no país. Como resultado de seus estudos, Pareto chegou a conclusão de que 20% da população detinha 80% das riquezas produzidas (Relação 80/20).

Com a contribuição de Joseph Juran, o Princípio de Pareto se transformou em uma das 7 Ferramentas da Qualidade, utilizando-se da relação 80/20 para analisar os problemas de Qualidade encontrados no SGQ. Com o uso da ferramenta, é possível estudar e descobrir quais ocorrências são mais relevantes e, com isso, devem ter a tratativa priorizada.

Basicamente, o Diagrama de Pareto é composto por dois conjuntos de dados:

1 – um gráfico em que os  fatores a serem analisados (ocorrências, não conformidades, reclamações de clientes, defeitos, etc) devem ser organizados em colunas, começando com os problemas mais recorrentes e avançando gradativamente do mais recorrente para o menos recorrente. Conforme se vê no exemplo abaixo em laranja:

ferramentas-org-diagrama-de-pareto-ocorrencias

2 – Uma linha que representa a porcentagem acumulada da frequência das ocorrências, como podemos ver no exemplo abaixo em roxo:

ferramentas-org-diagrama-de-pareto-frequencia-acumulada

OBSERVAÇÃO: Porcentagem Acumulada e a soma da frequência da ocorrência mais a frequência da ocorrência anterior. No exemplo utilizado, a frequência da primeira ocorrência era de 35%, somando esse número à frequência da segunda ocorrência (que é de 30%) temos uma frequência acumulada de 65%.

Juntos, esses dois conjuntos de dados apresentam um panorama geral de todas as ocorrências e as que mais se repetem no sistema de Gestão da Qualidade. No Exemplo citado, pode-se perceber que as duas primeiras colunas (ocorrências) são por 65% dos problemas (Frequência acumulada). Deste forma:

ferramentas-org-diagrama-de-pareto-exemplo

Quando usar um Diagrama de Pareto?

O Diagrama de Pareto é um gráfico utilizado para identificar quais são os fatores mais significativos, indicando os itens que devem ser priorizados e, assim, auxiliando na tomada de decisão.

Originalmente, o diagrama foi criado para estudar perdas na indústria, organizando-as por ordem de frequência, por isso é comum dizer que o Diagrama de Pareto ajuda a estabelecer prioridades por mostrar a ordem em que as causas das perdas devem ser sanadas de acordo com sua frequência. Entretanto, também pode ser utilizado em várias outras situações, como por exemplo, na implantação de melhorias.

Além disso, pode-se usá-lo sempre que:

  • houver a análise da frequência em que as ocorrências (não conformidades, reclamações de clientes, defeitos, etc) acontecem;
  • for preciso definir entre muitas ocorrências quais são as mais significativas;
  • houver a necessidade de desdobrar as causas gerais dos problemas do SGQ analisando dados específicos do processo;
  • houver uma ligação entre as ocorrências existentes em um contexto.

Como fazer?

  1. Determinar os fatores que serão comparados no gráfico e coletar os dados necessários;
  2. Determinar a medida de comparação (frequência, tempo, custo) e o total de ocorrências no período analisado para cada um dos fatores;
  3. Somar as ocorrências, para determinar o valor total;
  4. Calcular o percentual de cada ocorrência, de acordo com o valor total;
  5. Calcular o percentual acumulado das ocorrências (Frequência Acumulada), chegando a 100%;
  6. Listar os fatores, do mais frequentes para o menos frequentes, e colocá-los no eixo horizontal do gráfico;
  7. Desenhar as colunas com as quantidades de ocorrências coletadas;
  8. traçar uma linha que represente o percentual acumulado iniciando sempre na primeira coluna à esquerda;
  9. Analisar o diagrama, identificando quais fatores são mais recorrentes e quais devem ser priorizados.

Exemplo:

Para verificar qual seria o ponto estratégico para abrir uma filial, a direção de uma pizzaria está analisando em qual bairro da cidade a empresa faz mais entregas de pizza. Diariamente, durante 15 dias, o entregador de pizzas anotou a quantidade de viagens que foram feitas para cada um dos bairros, dessa forma:

Bairro/ Dia
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
Total
Água Branca
3 5 6 4 7 6 2 9 3 5 4 4 2 5 6 71
Bairro Alto
7 3 9 6 3 5 5 3 5 7 8 3 6 5 4 79
Bom Retiro
6 9 3 7 11 8 8 13 9 16 9 12 9 10 16 146
Jd. São Bento
10 7 15 9 9 12 8 7 13 15 8 18 14 9 10 164
Vila Formosa
2 8 3 5 8 9 10 10 7 9 6 5 6 4 3 95

 

O diretor da pizzaria tabulou os dados, organizando-os em ordem decrescente de acordo com a porcentagem que cada bairro obteve de vendas (4ª coluna) e, depois, somou a frequência acumulada (5ª coluna) dos bairros, somando o percentual de vendas de cada bairro ao percentual de vendas do bairro anterior, como na tabela a seguir:

Bairro
Total
Total acumulado
Percentual
Frequência acumulada
Jd. São Bento
164 164 30% 30%
Bom Retiro
146 310 26% 56%
Vila Formosa
95 405 17% 73%
Bairro Alto
79 484 14% 87%
Água Branca
71 555 13% 100%

 

Organizando os dados em uma tabela, a direção da pizzaria obteve um Diagrama de Pareto com a situação das vendas por bairro. Tendo como resultado este diagrama:

diagrama-de-pareto

Analisando o gráfico, a Alta Direção da pizzaria pôde perceber que os bairros do Jd. São Bento e Bom Retiro representavam mais da metade das vendas delivery (60%), e decidiram que o melhor local para abrir uma filial seria no ponto mais próximo aos dois bairros.

Vídeo sobre Diagrama de Pareto

Modelo de Diagrama de Pareto para Download

Modelo de Planilha para
ultilização do Diagrama de Pareto

Mais recente

Sobre o autor
Grupo Forlogic

O Grupo Forlogic trabalha para, com tecnologia e inovação, simplificar o trabalho de pessoas apaixonadas pelo que fazem, inspirando as equipes a se engajar e evoluir no caminho da excelência.

7 Comments
  1. Avatar
    • Stella Maris
    • 28 de abril de 2017
    • Resposta

    BLOG ESPETACULAR!

    • Avatar
      • Davidson Henrique Ramos
      • 2 de maio de 2017
      • Resposta

      Muito obrigado Stella! Nos esforçamos sempre para trazer a vocês o melhor em conteúdos sobre Qualidade e Gestão! E feedbacks como o seu nos ajudam a saber se estamos ou não no rumo certo. Grande abraço!

  2. Avatar
    • Sarah Freitas
    • 7 de setembro de 2017
    • Resposta

    Qual o autor ?

  3. Avatar
    • Elisa Maria
    • 12 de setembro de 2017
    • Resposta

    Vai me salvar na faculdade kkkkkkkkk

  4. Avatar
    • luana das graças Queiroz de Fa
    • 13 de outubro de 2017
    • Resposta

    muito bom!

  5. Avatar
    • Tiago Zandomenighi
    • 16 de maio de 2018
    • Resposta

    Parabéns pelo conteúdo ..muito bom … tenho formação em Engenharia de Produção e Qualidade e atuo como consultor e muitas vezes é necessário buscar um material para pesquisa antes de iniciar alguma implantação, porém existe muita coisa que não tem como aproveitar, mas o material de vocês está excelente .

    • Avatar

      Olá Tiago, que legal, fico muito feliz em saber que nosso conteúdo tem ajudado, aqui nós pensamos exatamente nisso: Quais as formas de ajudar as pessoas para que elas entrem no caminho da excelência”?
      Sugiro que conheça também o nossos podcasts sobre qualidade, excelência e gestão: http://www.qualicast.com.br!

      Muito obrigado pelo seu comentário, um forte abraço,

Leave a Comment

Sumário
FF